quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Quase Deuses

Escola Superior da Amazonia
Curso de Enfermagem
Gerenciamento do processo de trabalho em enfermagem
Docente: Ivângela
Discente: Robson Monteiro

Filme: Quase Deuses

Critica

O filme relata de forma clara as dificuldades que todo profissional da área da saúde infrenta para obter o sucesso e ser reconhecido pelo que faz. Apesar das condições dos tempos passados serem totalmente diferentes dos atuais, a dedicação e a coragem são as mesmas.
Sendo que, os meios como eram realizados os procedimentos, de forma cruel, sem recursos adequados e sem escrúpulos pelos profissionais, coloca em discussão a ética profissional e a capacitação do mesmo, fazendo com que não haja respeito perante o ser humano. Ou seja, nem um profissional pode e nem deve ter a função de Deus.
Quase Deuses é um filme de impacto, onde demonstra a capacidade e audácia do homem diante de seus projetos e sonhos, juntamente com o avanço da medicina.
Enfim, o filme é uma lição de humanidade e humildade, onde médicos não são Deuses, tendo seus erros e acertos, pórem, foram fundamentais, para que a cirúrgia cardíaca fosse realizada em vários países, tornando-se um grande sucesso em todo o mundo.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA
Disciplina: Gerenciamento em enfermagem
Docente: Ivângela
Discentes: Demetrius Góes
Priscila Katiane
Lívia Beatriz



RESENHA CRÍTICA DO FILME: QUASE DEUSES



O filme “Quase Deuses”, transmite mensagens positivas e mensagens negativas.Das quais podemos algumas vezes até presenciar no nosso dia-a-dia.
No que diz respeito a mensagens de aspecto negativo que o filme mostra, percebemos o racismo (Por ele ser um negro), o preconceito por ele ser um faxineiro, (pobre e sem um nível superior).
O egoísmo do médico ao expressar em público que a cirurgia foi um sucesso, sem menos mencionar o nome do seu ajudante.

Poderíamos citar como exemplo de mensagens positivas, primeiramente, o objetivo que o faxineiro tinha, que era ser médico.
Sua força de vontade de continuar com seu sonho mesmo depois de ter perdido suas economias, quando o banco faliu.
Seu empenho para aprender.
O equilíbrio nas dificuldades, para com sua família.
O entusiasmo ao receber o convite do médico, para trabalhar na área de medicina.
A humildade de conquistar todos os seus objetivos sem precisar aproveitar-se de ninguém, e mostrar a todos que ele era capaz.
Por fim, não poderíamos deixar de citar a perseverança que o faxineiro teve até conseguir aquilo que ele queria (ser médico).


Concluímos que, podemos escolher nossas atitudes e os nossos atos, para se e para com o próximo, podendo assim, ajudar ou prejudicar outras pessoas.

QUASE DEUSES

RESENHA CRITICA DO FILME. “ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA
DISCIPLINA: GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM
DOCENTE: ENFERMEIRA EVANGELA
DISCENTES: ANDRÉ DE SOUZA FARIAS
FLORENTINA REGO DOS SANTOS
MARIA DO SOCORRO DA SILVA
ROSA HELENA.


RESENHA CRITICA DO FILME. “QUASE DEUSES”

O filme que tem como cenário os E.U.A, em plena década de 30, onde Alfred Blalock e Vivien Thomas, trabalharam em pesquisas desenvolvendo experiências relacionadas ao aperfeiçoamento de instrumentos e a inovação de técnicas em cirurgias cardiológicas, Vivien é afro americano, sonha em cursar um faculdade, casar e se tornar médico, Alfred é um médico ambicioso, com certo reconhecimento na profissão, que testa em animais técnicas para poder fazer a diferençae se sobressair perante os outros pesquisadores da área médica. O primeiro é um jovem carpinteiro que vai trabalhar como ajudante no laboratório do segundo.
Apesar da competência profissional, a discriminação racial, as desigualdades sociais e econômicas impediram que Vivien fosse reconhecido como igual.
O preconceito racial foi abordado de forma clara e objetiva nos levando a reflexão de que a ignorância e o preconceito racial, pode ter bons profissionais que fariam a diferença caso tivessem tido uma chance.
De fato este filme não só enfatiza a problemática social da época, mas tenta demonstrar que a atitude e a perseverança fizeram desses homens mais do que vencedores, tornaram-se “Quase deuses”.
Olhando pelo lado positivo ambos obtiveram sucesso na vida profissional. E Vivien Thomas mostrou que com humildade, um simples marceneiro pode se transformar num competente médico, ele apenas soube aproveitar a oportunidade dada por seu chefe e foi por seus esforços que foi reconhecido.

"Quase Deuses"

Analisando sobre a abordagem do filme, o que chamou a atenção foi a persistência do assistente do médico em galgar uma posição pela qual ajudaria a salvar muitas vidas. Nesse sentido, aliou-se ao médico e sempre provando sua competência intelectual e adestreza manual nos procedimentos realizados. Mas, o filme deixa bastante notório o grau de superioridade da classe médica em relação aos subordinados, fato este que não é diferente da realidade vivenciada em alguns setores.
Diante disso, faz-se necessário que o enfermeiro busque constantemente o conhecimento científico para que possa discutir qualquer assunto relevante na área e que este profissional seja respeitado pela sua posição social e intelectual. Nesse aspecto, o filme nos leva a refletir o quanto é importante persistir nos objetivos desejados e acreditar que tudo é possível quando partimos da idéia de que qualquer que seja a dimensão na busca do novo, e uma conquista, especialemnte significativa, uma vez que o profissional passa a ser valorizado pelas suas qualidade e eficiência no que faz. Potanto, acredita-se que é preciso buscar incansavelmente o saber para contribuir com aqueles que necessitam de nossos cuidados.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Quase Deuses

O filme quase deuses, retrata muito bem o quanto somos capazes de desenvolvermos ações maravilhosas para salvarmos vida, apesar de todas as dificuldades e barreiras que encontramos ao longo do caminho e que com muita persistência seremos vencedores.
Apesar da hipocrisia e do preconceito que estão presentes no filme, é um filme de excelente qualidade. O que podemos observar no mesmo é que nem todas as pessoas têm oportunidades de seguir uma carreira ou profissão desejada, até mesmo pelo preconceito da sociedade em que vivemos , pois é uma sociedade extremamente racista e capitalista, onde o que prevalece é o dinheiro eo status perante a sociedade.
Existem pessoas inteligentíssimas e capazes de fazer coisas maravilhosas, mas infelizmente muitas vezes não conseguem por serem pobres ou negros e que não têm oportunidades e não são reconhecidas, como é o caso de viven ( personagem do filme). Que somente depois de um esforço e dedicação, conseguiu mostrar para a sociedade e para o mundo o seu valor como pessoa e profissional.

domingo, 26 de outubro de 2008

Quase Deuses.

Este filme conta a história de um jovem negro chamado Vivian que tinha como profissão ser carpinteiro assim como seu pai. Certo dia foi demitido apesar de sua eficiência, porém logo conseguiu um novo emprego como faxineiro em um laboratório de pesquisas que tinha como chefe o Doutor Blalock.
Certo dia Vivian foi pego pelo doutor lendo seus livros, então ele disse que seu grande sonho era cursar medicina. Em pouco tempo Vivian mostrou os conhecimentos adquiridos através das leituras, impresionando o doutor que disse nunca ter visto alguém aprender em tão pouco tempo tudo o que ele já sabia, mas ele na verdade nunca se acomodou e sempre continuou a estudar e logo foi promovido a assitente de laboratório.
Vivian acabou se transformando no braço direito do Drº Blalock, ajudando-o em seus projetos. E durande 13 anos aproximadamente ficou ao lado do doutor auxiliando-lhe com sua sabedoria.
Apesar de tudo Vivian sempre foi descriminado pela sua cor, mas nunca deixousse desanimar, apesar de todo o seu conhecimento nunca conseguiu cursar medicina, mesmo trabalhando em um laboratório que ficava em uma faculdade.
Vivian era tão disciplinado que chegava a passar seus conhecimentos e sua s habilidades aos acadêmicos de medicina e ao longo desses anos foi conquistando seu espaço dentro da faculdade, deixando de seguir o doutor para seguir seu caminho, alcançando até mesmo o Título de Doutor mesmo sem ter cursado uma faculdade, tendo seu nome reconhecido ao lado de seu grande mestre o Doutor Blalock nos Estados Unidos e em todo o mundo, pois foi através deles e de suas pesquisas que se conseguiu o grande feito da cirurgia cardíaca.
Isso mostra que apesar das dificuldades, sempre se pode conseguir tudo o que se quer através da foça de vontade, da perseverança e sempre usando a inteligência para se esquivar das dificuldades, procurando adquirir conhecimentos e habilidades para se alcançar o reconhecimento e o respeito.
Por outro lado Vivian conseguiu tudo através de seus conhecimentos e de suas habilidades e pelo credito de confiança que o Doutor Blalock o depositou, deixando sobre sua responsabilidade seus projetos, onde ele soube aproveitar muito bem as oportunidades que lhe foram atribuidas alcançando assim o sucesso e o reconhecimento.